Leituras que recomendo sobre Inclusão

1.Transtornos da aprendizagem Abordagem neurobiológica e multidisciplinar Newra Tellechea Rotta, Lygia Ohlweiler e Rudimar dos Santos Riesgo
Em Transtornos da aprendizagem: aspectos neurobiológicos e multidisciplinares, foram reunidos 24 colaboradores, dos quais 16 médicos e 8 profissionais afins. Por reunir importantes profissionais brasileiros, que transmitem sua experiência utilizando uma linguagem clara e objetiva, esta obra proporciona a todos que se dedicam aos problemas dos transtornos da aprendizagem uma visão ampla e atualizada do assunto.
2.Inclusão Um Guia para Educadores Stainback, Susan; Stainback, William Neste livro, os educadores encontrarão sugestões para fazer com que haja uma interação produtiva em sala de aula entre os alunos.
3.Caminhos para a Inclusão Um guia para o aprimoramento da equipe escolar Organizado por José Pacheco, ex-diretor da célebre Escola da Ponte, de Portugal, este livro reúne experiências bem-sucedidas, realizadas na Áustria, Islândia, Espanha e em Portugal, direcionadas à educação inclusiva em escolas obrigatórias desses países e tem como objetivo oferecer aos professores, pais e serviços de apoio, informações sobre práticas de educação escolar inclusiva.
4. Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva Claudia Werneck - 4 ª ed., 314 p. Livro básico para entender sociedade inclusiva segundo a ONU. Qual a diferença entre integração e inclusão? Por que a inclusão é incondicional? Como família, mídia, literatura, escola, governo e empresas podem colaborar? Tem informações atualizadas sobre SD e depoimentos de pais e professores. RECOMENDADO UNICEF e UNESCO
5. Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS? Claudia Werneck 2ª ed., 236 p O livro instiga o leitor a refletir sobre o uso da palavra TODOS e propõe um teste que denuncia o quanto este vocábulo é usado de forma leviana por TODOS nós, inclusive nos documentos nacionais e internacionais de educação, direitos humanos, cidadania, saúde e cultura. RECOMENDADO UNICEF e UNESCO
6. Muito prazer, eu existo Claudia Werneck Primeiro e único livro escrito sobre síndrome de Down para leigos no Brasil. Tem consultoria de profissionais nacionais e estrangeiros, dá informações sobre diagnóstico durante e após a gravidez, intervenção precoce, saúde, educação, vida adulta, sexualidade, trabalho etc.
7. A nova LDB e a Educação Especial Rosita Edler Carvalho 2ª ed., 142 p. Texto indispensável para entender a LDB. Discute de forma objetiva e abrangente a nova lei em relação à inclusão de estudantes com deficiência na escola regular
8. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos Romeu Kazumi Sassaki
9. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. Maria Teresa Eglér Mantoan Caminhos Pedagógicos da Inclusão retrata a prática de educadores que acreditam que a educação de qualidade para todos é uma possibilidade que transcende a teoria.Não se trata de mais um livro que aborda reflexões ideológicas e filosóficas sobre a escola inclusiva. Trata-se, antes, de relatos de experiências reais, que vêm sendo vivenciadas já há alguns anos, e que mostram para o leitor as dificuldades e os sucessos inerentes ao processo de implementação da inclusão em escolas públicas e privadas deste País.
10. SER OU ESTAR: EIS A QUESTÃO Maria Teresa Eglér Mantoan Explicando o déficit intelectual. Este livro é uma coletânea dos principais artigos da pedagoga, que desde a década de 70 vem se especializando na área da educação de pessoas com deficiência mental.
11. Deficiência visual - Reflexão sobre a prática pedagógica - Marilda Moraes G. Bruno - (Laramara, 124 pág.). Conceitos e definições sobre educação geral e especial, com relatos de experiências.
12.Educação Inclusiva com os pingos nos is - Rosita Edler de Carvalho -(Mediação, 176 pág.). Defende que a inclusão envolva a reestruturação das culturas, políticas e práticas das escolas que, como sistemas abertos, precisam rever suas ações -, até então predominantemente elitistas e excludentes.
13.Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? - Marta Gil (coordenação)/ Lia Crespo (redação) - (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 167 pág.). Reúne experiências, conhecimentos e informações, buscando oferecer idéias e sugestões para expandir os horizontes de compreensão para apoiar uma educação inclusiva preocupada com a qualidade.
14.Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidade educacionais especiais - Hugo Otto Beyer - (Mediação, 128 pág.). Reflexões sobre uma escola capaz de atender a todos, que atenda a diversidade a partir de uma nova forma de pensar.
15.Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? - Maria Teresa Eglér Mantoan - (Moderna, 65 pág.). De forma didática, a autora define inclusão escolar, discute as razões pelas quais esse tema tem sido proposto, quem são seus beneficiários e conclui debatendo sobre os possíveis caminhos para concretizar a inclusão em todas as salas de aula de todos os níveis de ensino.
16.Visão subnormal - orientações ao professor do ensino regular - Newton Kara José, Keila M. de Carvalho, Nilze B. Venturini, Maria Elisabete Gasparetto - (UNICAMP, 56 pág.). A obra fornece orientações práticas, e simples, para o dia-a-dia do professor em relação ao aluno com visão subnormal, visando sua melhor integração à vida escolar. O trabalho é resultado de anos de experiência diária na Clínica de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
17.Os Deficientes e Seus Pais - Leo Buscaglia - (Record, 415 pág.). Uma abordagem revolucionária, e multidisciplinar, de reabilitação do indivíduo deficiente, incluindo aquele que acabou adquirindo uma deficiência ao longo de sua vida
Postado Por Sandra Oesterreich